Manga, chá para tratar infecções urinárias

A Manga, mais especificamente, o chá feito com as folhas secas da mangueira, servem para curar  infecções urinárias e uretrite crônica causada pela gonorréia. As suas folhas, na forma de decocção (fervidas durante alguns minutos) e usada para bochechar, também ajudam a curar inflamações nas gengivas.
Em algumas ilhas do Mar do Caribe, fazem uma decocção das suas folhas e que é utilizada como remédio para combater a diarréia, a desinteria crônica, a febre, dores no peito, diabetes e até hipertensão arterial.
 
 

Chá para tratar problemas respiratórios

O chá do caule do Cipó Chumbo. é usado na medicina popular para tratar diversos problemas do sistema respiratória, desde tratar uma simples constipação,  a hemorragias bronco-pulmonares, em afecções da garganta e das vias respiratórias, sendo indicada contra bronquites, em tosses com expectoração sangüínea, em catarros e contra a rouquidão. Mas também com outros fins como, contra angina, tratar edemas, a icterícia, diversos tipos de úlceras incluindo a causadas por disfunções gástricas e da vesícula biliar. Pode ser uma planta nociva para as restantes plantas. mas seguramente muito boa para usos medicinais.
 
[relacionados tag=cipó chumbo]
 
 
 

Chá para tratar tumores

A Mandioca, quando usada na forma de chá feito das suas raízes, por decocção, é usado na medicina popular contra tumores, mas também outros males como abscessos, conjutivites, diarréia, desinteria, hérnia, inflamações em geral, cansaço e picadas de cobra, ou seja, trata quase todos os males, uma verdadeira panacéia.
E nas Guianas e nas ilhas do mar das Caraíbas onde também é espontânea, o suco ou sumo da mandioca brava é decantado e tomado para abrir o apetite. Cataplasmas das suas raízes frescas são aplicadas sobre feridas e chagas.
 
[relacionados tag=mandioca]

Louro, para insónia

O Louro é uma das plantas que ajuda a combater a insónia. Se colocar umas folhas de louro num pequeno saco de pano por debaixo do seu travesseiro vai ajudar a adormecer, pode também usar Lavanda Ou Alfazema, também pode usar alecrim e até camomila, usar várias plantas em simultâneo ou ir variando, até para que o aroma seja diferente, essa opção é sua.
 
[relacionados tag=louro]
 
 

Abiu, propriedades medicinais

O Abiu é um fruto rico e nutritivo, desde as proteínas, os lípidos, vitaminas B e B2, vitamina C, fibras, e sais minerais tais como o ferro, o fósforo e o cálcio, é ideal para pessoas enfraquecidas ou anémicas, pois é fortificante e anti-anémico (devido aos altos teores de ferro). Deve ser comido maduro, quando a sua pele está toda amarela. Pode ser usada a sua raiz, casca, folhas, sementes, casca externa, assim como a popa do fruto. Para inflamação no ouvido (otite), as compressas mornas de chá, aliviam a inflamação.
 
[relacionados tag=abiu]
 

Abacate, folhas, propriedades medicinais

As folhas de abacate ou abacateiro devem usar-se sempre secas, sendo-lhes neste caso reconhecidas diversas propriedades terapêuticas:

  • Fazer compressas das suas folhas curam as enxaquecas ou Cefaleias.
  • Fazer gargarejos com chá de folhas de abacate para curar Amigdalites.
  • Bronquite ou Tosse beba chá morno com duas colheres de própolis.
  • Abacate também combate o cansaço e os distúrbios da digestão.
  • Previne a formação de cálculos e de gases intestinais.
  • Mastigue folhas tenras para combater as aftas.
  • Infeção urinária, cistite e uretrite, podem também ser tratadas com chá de folhas de abacate.

 
[relacionados tag=abacate]
 

Abacate, propridades medicinais

O abacate tem excelentes propriedades nutricionais e medicinais, mas por ser muito calórico recomenda-se moderação ou então em substituição da carne, pois têm o mesmo valor nutritivo.

  • Reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL),
  • Baixa os triglicerídeos, combate a ateroesclerose,
  • Forte poder antioxidante,
  • Depura o fígado, depura o sangue,
  • Combate infecções renais e infecções urinárias,
  • Regula as secreções biliares,
  • Regula o fluxo menstrual,
  • Evita a formação de gases,
  • Bloqueia pelo menos 30 agentes cancerígenos.

 
[relacionados tag=abacate]

Beringela, reduzir o colesterol

O consumo de beringela na sua alimentação só por si já ajuda a reduzir o colesterol, NUNCA A FRITE, por ser esponjosa e muito fibrosa vai absorver muita gordura. Se usar uma das receitas para emagrecer também vai reduzir o colesterol.
Se só pretende reduzir o colesterol faça o seguinte:

  • Corte uma beringela em pedaços,
  • junte litro e meio de água,
  • guarde no frigorífico ou geladeira durante a noite,
  • vá bebendo a água do preparado durante o dia.

 
Se tiver dificuldade em beber o litro e meio, junte suco natural e acompanhe às refeições.
 
[relacionados tag=beringela]

Alecrim, propriedades medicinais

O Alecrim ou Rosmaninho é uma planta tão recheada de propriedades medicinais que será melhor dividir a informação em várias categorias, mas quase que me apetece dizer que qualquer que seja o mal o alecrim vai ajudar sem duvida.
Destaco aqui a que me parece ser uma das mais importantes e já utilizado na antiga Grécia:

  • melhora as funções cerebrais, combate a fadiga mental e física.

Ferva meio litro de água coloque uma colher de chã de folhas de alecrim, cubra durante dez minutos, tome entre refeições.
 
[relacionados tag=“alecrim”]

Anti-depressivo natural

A Alfazema ou Lavanda é um excelente antidepressivo natural, por isso é sempre boa ideia manter alguma por casa. Em vaso ou seca, quanta mais melhor, pois para além de um efeito importante na redução dos sintomas depressivos, tem também a vantagem de atuar preventivamente, fazendo com que se sinta melhor logo que entre em casa. Como é uma planta decorativa deve usar e abusar desta planta tanto no interior da habitação como no exterior.
Existem também outras formas de a usar desde os sabonetes, sais de banho, ambientadores, essência, artigos de limpeza, óleo essencial, etc.
 
[relacionados tag=“alfazema”]