Toxicidade da nogueira

As folhas e as cascas do fruto desta planta, por conter uma grande quantidade de taninos, pode causar envenenamento em pessoas com problemas de estômago.
Os efeitos adversos, pelo seu elevado teor de tanino, também pode causar problemas digestivos em seres humanos. Em animais, esta planta pode causar envenenamento grave, principalmente em peixes,  pois as folhas podem ser fatais para eles.
Consultar sempre o seu médico antes de fazer qualquer aplicação ou administração caseira.
Sintomas comuns: dor de cabeça, vômitos e dor de estômago.

Abrótano, como usar

O abrótano pode ser usada na culinária, em molhos para juntar a carne ou saladas. Deve ser usado com moderação, porque tem um sabor bastante forte. Esta erva tem ainda benefícios para o estômago, aliviando problemas de digestão. O chá de abrótano é também muito eficaz para tratar problemas menstruais, essencialmente para estimular o período menstrual, devendo portanto ser evitado pelas grávidas.
A planta é também rica em óleos essenciais, que são usados no fabrico de alguns perfumes. Os rebentos da planta são muito bonitos e fazem um excelente trabalho decorativo.
 

Abrótano, origem botânica

O abrótano chegou à Europa, vinda da Ásia Ocidental, pelas mãos dos monges há cerca de 1000 anos. Foi entretanto plantada em mosteiros e jardins de palacetes durante vários séculos. Acreditava-se na época que a planta era mágica e protegia as pessoas de certos males e pragas, além de que também era um estimulante para o crescimento dos cabelos.
A planta produz folhas finas, libertando um aroma agradável a limão e cresce entre os 63 cm e os 100 cm. É uma planta rica em óleos essenciais, alcalóides e taninos. A planta é bastante tóxica pelo que deve ser usada com cuidado.
 
 

Abrótano, como plantar

O habitat indicado para esta planta, é um local com muito sol, mas temperaturas médias. O solo para a planta deverá ser arenoso, calcário e com escoamento suficiente.
O desenvolvolvimento da planta é feito através dos rizomas e deve plantá-la de preferência na Primavera. O abrótano pertence à família do absinto (Artemisia absinthium) e existem algumas espécies que produzem folhas prateadas brilhantes e são cultivadas em jardins de arbustos. A planta tem alguma toxicidade, pelo que deve haver cuidado com o seu manuseamento, porque pode provocar alergias.

Canela – Melia azedarach

Propriedades medicinais da canela ou melia, é usado para fazer remédio contra vermes intestinais.
É um excelente repelente de insetos, nos jardins e também antes de existirem os insecticidas atuais, era utilizado como anti-traça para a roupa.
Toxidade da canela ou melia : Alta, especialmente no consumo de frutas no Outono, quando estão muito maduras, contêm muitas toxinas. Casos fatais foram identificadas em crianças pela ingestão de 6, 8 bagas.
Sintomas : A infusão com folhas em quantidade consideráveis, é toxico.
Irrita o estomago, provoca vómitos, diarreia, falta de ar. Da mesma forma, as bagas são venenosas e a ingestão deve ser evitada.
Serve como alimento para as aves, qual a toxidade, é nenhuma, a não ser sendo ingerido em quantidades muito grandes, pode provocar nas aves alguma embriaguez.
Para os cães e porcos, esse fruto é muito toxico.
Havendo ingestão, deve dirigir-se ao hospital para efetuar uma lavagem de estômago.

Acônito

Planta medicinal Acônito é usada como diurético, regulador do ritmo cardíaco, utilizado também como analgésico para as dores reumáticas e dores articulares. Pelo facto de ser uma planta toxica não deve ser utilizada como remédio caseiro.
A planta Acônito é una planta muito tóxica que inclusive pode levar á morte uma pessoa adulta que tenha tomado uma dose de 3 a 8 mg.
Os efeitos delas estimulam o sistema nervoso no inicio e produz uma depressão extrema que pode levar a morte.
Sintomas :
formigamento na boca, língua, paralisia facial, aumento da salivação, vómitos, dificuldades em engolir, visão turva, batimento cardíaco irregular, dificuldades respiratórias, convulsões e morte.
Tratamento :
Caso tenha ingerido, dirigir-se ao hospital mais próximo para fazerem lavagem gástrica, e receber respiração artificial.

Azevinho

Planta com folhas afiadas e frutos vermelhos atraentes é usada para decorar as casas na altura do Natal.
Uso medico :
Pode ser utilizado como diuretico, febrífugo purgante e tranquilizante. No entanto a toxicidade dos seus componentes merecem especial atenção.
As bagas são muito toxicas, inclusive a ingestão de umas 20 bagas podem provocar a morte principalmente nas crianças. Requer bastante atenção ao nível das crianças por elas ser atraídas pela cor delas (vermelhas).
A ingestão das bagas por conterem ilicina, muito toxico para o aparelho digestivo pode provocar forte irritação no estômago e intestinos.
Os seus principios podem atacar o sistema nervoso e o coração.
 
Os sintomas que provoca :
Havendo ingestão, provoca incapacidade de engolir, visão turva, batimento cardíaco irregular, dificuldades respiratórias, convulsões e em caso de ingestão de maiores quantidades pode provocar a morte.
Em caso de ingestão, dirija-se ás urgências mais próximas para efetuarem uma lavagem gástrica, administração de laxantes e respiração artificial.