Arroz, como conservar

O Arroz deve ter algumas atenções quanto à conservação antes e depois de cozinhado. Na produção para venda, o arroz deve ser armazenado a 20 centímetros do piso, sob estrados de madeira e sem nenhum contato com paredes ou teto. Quando embalado, a mesma deve ser mantida hermeticamente selada.
Nas residências, uma vez desempacotado, o arroz deve ser mantido em recipientes bem fechados em lugar seco e muito bem arejado. Para guardar o arroz já cozido, coloque-o em recipiente que feche hermeticamente e mantenha-o na geladeira. Ele também pode ser congelado.
 
[relacionados tag=arroz]

Caju, colheita e conservação

Do Caju ou Cajueiro, podem ser colhidas e consumidas várias partes, quer o seu pseudo fruto, quer a sua castanha, como também as suas folhas, com diferentes formas de colheita, conservação e acondicionamento, pelo que ficam aqui as melhores formas de o poder fazer, assim como, quando o deve fazer:
 
A Colheita

  • Pseudo Frutos: a colheita deve ser de forma manual e feita pela manhã. Podem-se aproveitar os frutos caídos que não tiverem estragados.
  • Sementes: os frutos devem ser abertos com a ajuda de um instrumento de corte, para que a castanha possa ser retirada.
  • Folhas: podem ser colhidas durante todo o ano.

Secagem

  • Pseudo Frutos: consumidos na forma fresca.
  • Sementes: secar os frutos ao sol, durante cerca de  dois ou três dias. posteriormente, as castanhas são retiradas e torradas.
  • Folhas: devem ser secas ao sol e em local arejado

Acondicionamento

  •  Pseudo Frutos: Na geladeira ou frigorífico, por cerca de três dias. A sua polpa pode ser congelada.
  •  Sementes: Depois de torradas, devem ser guardadas em sacos plásticos fechados e mantidos em lugar seco.

 
[relacionados tag=caju]

Cardo Mariano, como conservar

O Cardo Mariano, floresce durante o período de Verão e são os únicos meses em que existe flores frescas e portanto capazes de serem usadas para a coagulação do leite, mas a produção de queijo faz-se durante todo o ano, por isso, os queijeiros têm de guardar as flores de cardo que vão perdendo alguma qualidade com o passar do tempo.
Para evitar essa perda de qualidade, o uso é secar a flor à sombra e produzir posteriormente uma decocção (extracto aquoso) e que se adiciona ao leite.
 
[relacionados tag=cardo mariano]
 

Batata, conservação

A Batata, após a colheita e caso não seja para consumo imediato, necessita de um período de “cura” para que a sua pele se torne mais grossa e resistente a ferimentos, essa “cura” deve ser feita durante um período de três a quatro dias, com temperaturas acima dos 20º e se possível com alguma humidade no ar para que não seque.
devem ser guardadas em local arejado e fresco, não totalmente escuro, pois tal vai favorecer o inicio da germinação, a luz excessiva deixa-as esverdeadas.
 
[relacionados tag=batata]